O blog Loucos pelo Valencia pede desculpas a todos os Valencianistas pela grande parada em suas atualizações! O fato é que, como dito na abertura do blog, o blogueiro que vos fala é um pouco atarefado (até demais da conta, rsrsrs) e esse blog, além de tentar manter você antenado com o Valencia Club de Fútbol, também é uma maneira que uso para relaxar e nada melhor do que falar sobre o Valencia, para isso!
Pois bem... as atualizações, em termos de temporada, pararam ano passado nas últimas partidas (especificamente na 34ª rodada do Campeonato Espanhol, ocasião em que o Valencia derrotou o Deportivo La Coruña por 1 a 0 no Mestalla, em Valencia) da temporada passada (2009/2010). Depois disso, o Valencia ainda venceria o Espanyol por 2 a 0, fora de casa (no Cornellà El Prat, em Barcelona), venceria o Xerez por 3 a 1 em casa, perderia o para o Villareal por 2 a 0 fora de casa (em El Madrigal, em Villareal) e venceria o rebaixado Tenerife por 1 a 0 em casa na última rodada (38ª), terminando no terceiro posto do Campeonato Espanhol (atrás apenas de Barcelona e Real Madrid, respectivamente) e conquistando uma vaga para a UEFA Champions League 2010/2011 (Liga dos Campeões da Europa 2010/2011).
Assim, na temporada 2009/2010 (temporada em que o Valencia comemorou 90 anos de existência), no Campeonato Espanhol (Liga BBVA, ou La Liga), o Valencia foi o 3º colocado, marcando 71 pontos em 38 jogos, dos quais 21 foram vitórias, 8 foram empates e 9 foram derrotas, obtendo um saldo de gols de +19, pois marcou 59 gols e sofreu 40. Com isso, conseguiu classificação direta para a fase de grupos de UEFA Champions League 2010/2011. O Barcelona foi o campeão do campeonato espanhol 2009/2010.
Ainda falando da temporada 2009/2010, o Valencia foi eliminado da Copa do Rei nas oitavas de final, uma eliminação precoce, o que tira o brilho que este possui em suas campanhas toda temporada nesta competição. Teve dificuldades de passar logo por seu primeiro adversário (considerado fraco), o Alcoyano (da cidade de Alicante), da segunda divisão espanhola, vencendo a partida de ida por 1 a 0 fora de casa e empatando a partida de volta por 2 a 2 no Mestalla. Na fase seguinte (oitavas de final) perdeu em casa para o Deportivo La Coruña por 2 a 1 pela partida de ida e empatou no Riazor (em La Coruña) por 2 a 2, perdendo a vaga para o Deportivo La Coruña). O campeão viria a ser o Sevilla.
No ano de 2009, o Valencia ainda participou do tradicional Trofeo Ramon Carranza (disputado na cidade de Cádiz - Espanha), tendo uma participação meramente ilustrativa, pois teve pífias atuações, visto que o torneio é realizado em início de temporada, perdendo para o Sevilla por 2 a 0 e para o Cádiz por 2 a 1.
A temporada 2009/2010 foi uma temporada em que o Valencia não conseguiu participar da Champions League, visto a má campanha no campeonato espanhol na temporada 2008/2009 e conseguiu participar da UEFA Europa League (Liga Europa). Mesmo assim, não desmerecendo a competição (que, na verdade, não é uma competição que substitui a antiga Copa da UEFA, mas sim é a mesma competição com outro nome), o Valencia foi muito bem, saindo da mesma nas quartas de final por imprudência da arbitragem. Pois bem, eu e qualquer valencianista podemos dizer que a eliminação do Valencia da UEFA Europa League 2009/2010 se deu por imprudência da arbitragem. Para dar um exemplo do que ocorreu na partida de volta da fase das quartas de final desta competição, em que o Valencia enfrentava o também espanhol Atlético de Madrid no Vicente Calderón (em Madrid), o jogador valencianista Zigic teve sua camisa rasgada por um jogador do Atlético de Madrid e nada foi feito. Nada foi marcado. No mínimo, um cartão vermelho deveria ter sido aplicado. Porém, isso não aconteceu.
O Valencia, nessa competição, começou pelas fases de Play-Off, enfrentando o Stabaek da Noruega, vencendo-o por 3 a 0, pela partida de ida, fora de casa, no Telenor Arena, em Baeerum (na Noruega) e por 4 a 1 no Mestalla. Assim, na fase seguinte (fase de grupos) o Valencia caiu no grupo B, junto ao Lille (da França), ao Genoa (da Itália) e ao Slavia Praha (da República Tcheca). Foi primeiro do grupo, seguido do Lille, da França, em segundo. Em 6 jogos, nesta fase, o Valencia conquistou 12 pontos, vencendo 3 partidas e empatando outras 3. Marcou 12 gols e sofreu 8, obtendo saldo de +4. As partidas do Valencia neste grupo foram:
Lille 1 X 1 Valencia (no Stadium Lille Metropole, em Lille - França)Valencia 3 X 2 Genoa (no Mestalla, em Valencia - Espanha)Valencia 1 X 1 Slavia Praha (no Mestalla, em Valencia - Espanha)Slavia Praha 2 X 2 Valencia (no Eden Park, em Praga - República Tcheca)Valencia 3 X 1 Lille (no Mestalla, em Valencia - Espanha)Genoa 1 X 2 Valencia (no Luigi Ferraris, em Genova - Itália)Assim, o Valencia classificou-se para as décimas-sextas de final, enfrentando o Club Brugge, da Bélgica. Na partida de ida, no Jan Breydel Stadion, em Brugge (Bélgica), o Valencia foi derrotado por 1 a 0. Na partida de volta, no Mestalla, o Valencia aplicou 3 a 0 no Club Brugge e avançou às oitavas de final. Nesta fase, seu adversário foi o Werder Bremen, da Alemanha. Na partida de ida, no Mestalla, o Valencia empatou em 1 a 1 com o time de Bremen. Na partida de volta, disputada no Weserstadion, em Bremen (Alemanha), o que se viu foi uma chuva de gols e uma partida disputadíssima. 4 a 4 foi o placar e o Valencia classificou-se por ter marcado mais gols fora de casa. Nas quartas de final, enfrentou o Atlético de Madrid, que disputava tal competição por ter sido eliminado da Champions League, porém, em terceiro lugar em seu grupo. Na partida de ida, no Mestalla, o Valencia empatou em 2 a 2 com o Atlético de Madrid, e na partida de volta, no Vicente Calderón (em Madrid), outro empate por 0 a 0, com um verdadeiro show de erros da arbitragem. O Valencia saiu prejudicado, foi eliminado e o Atlético de Madrid viria a ser o campeão, derrubando o Liverpool da Inglaterra (conseguindo também vencer o campeão da UEFA Champions League, a Internazionale de Milão, da Itália, na partida que valia a Supercopa da Europa, prêmio disputado entre o campeão da Champions League e o campeão da Europa League).
A temporada encerrou-se e com ela os ciclos de alguns jogadores no Valencia. Jogadores, aliás, muito importantes para o Valencia, não só na conquista de títulos e resultados, mas também na imagem do time, parte financeira etc. Foram embora o astro espanhol David Villa, vendido ao Barcelona; o espanhol David Silva, vendido ao Manchester City, da Inglaterra; o sérvio Nikola Zigic, vendido ao Birmingham City, da Inglaterra; o espanhol Carlos Marchena, vendido ao Villareal; o espanhol Alexis Ruano, vendido ao Sevilla; e o colombiano Miku, vendido ao Getafe. Em termos de empréstimo, pode-se citar: o espanhol Asier Del Horno, emprestado ao Levante; o uruguaio Nacho González, emprestado ao Levante; o português Manuel Fernandes, emprestado ao Besiktas, da Turquia; e o jovem espanhol Míchel Herrero, emprestado ao Deportivo La Coruña. Com grandes méritos, se aposentou o grande jogador espanhol Rubén 'Pipo' Baraja. Muitas das vendas foram por causa da crise financeira, com motivos na construção do novo estádio, o Nou Mestalla, que já está com as obras paralisadas há mais de um ano. Para a temporada 2010/2011, para tentar contrabalancear as perdas, o Valencia contratou jogadores muito 'finos', digamos assim. Foram boas as contratações do Valencia, pelo menos na parte da frente. Vieram: o espanhol Aritz Aduriz, do Mallorca; o espanhol Roberto Soldado, do Getafe; o francês Sofiane Feghouli, do pequeno Grenoble, da França; o argentino Alberto 'Tino' Costa, do Montpellier, da França; o turco Mehmet Topal, do Galatasaray, da Turquia; o português Ricardo Costa, do Wolfsburg, da Alemanha; e o lituano Marius Stankevicius (por empréstimo), da Sampdoria, da Itália. Além disso, foi promovido ao time principal o jovem goleiro Guaita (espanhol). Também, o atacante Isco e o goleiro Saúl - todos espanhois - (devido à lesão do goleiro Cesar Sánchez - espanhol) vêm sendo convocados para o time principal em diversas oportunidades.
O Valencia iniciou a pré-temporada 2010/2011 na Eslovênia, onde enfrentou o Al Hilal, da Arábia Saudita, vencendo-o por 2 a 0. O jogo foi realizado no Fazanerija Stadion, na localidade de Murska Sobota, na Eslovênia. Depois, o Valencia foi a Celje, ainda na Eslovênia, enfrentar o time local, o NK Celje na Arena Petrol. O NK Celje venceu o Valencia por 2 a 1. Seguindo com a pré-temporada, caracterizada por partidas amistosas, o Valencia foi a Hannover na Alemanha, onde enfrentou o Hannover 96 na AWD Arena e o venceu por 2 a 1. Logo depois, foi a Marseille, na França, enfrentar o Olympique de Marseille no Stade Vélodrome e perdeu por 1 a 0. Depois, fez 2 jogos na Inglaterra. O primeiro, contra o Aston Villa, no Villa Park, em Birmingham, saiu 0 a 0, e o segundo, contra o Manchester City, no City Of Manchester Stadium, em Manchester, saiu 2 a 0 para o Manchester City. O Valencia foi então a Palermo, na Itália, onde fez apresentações no mesmo estádio (Renzo Barbera) contra o Napoli e contra o Palermo, obtendo 1 a 1 contra os dois adversários. Então, no Mestalla, isto é, na primeira partida em casa na temporada 2010/2011, o Valencia apresentou o novo elenco para a temporada, numa partida que valia o tradicional Trofeo Naranja, mais especificamente o 39º. Os dois últimos tinham sido vencidos pelo Valencia e, dessa vez, não foi diferente: o Valencia enfrentou a Fiorentina, da Itália, e venceu a partida por 2 a 0. Para fechar a pré-temporada, o Valencia foi a Lecce, na Itália, enfrentar o Lecce (recém promovido à primeira divisão italiana) no estádio Via Del Mare e venceu a partida por 2 a 0.
Depois de uma longa pré-temporada, o time iniciou a temporada 2010/2011 no dia 28/08/2010, em que enfrentou, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol 2010/2011, o Málaga, fora de casa. A partida foi realizada no estádio La Rosaleda, em Málaga, e o Valencia triunfou por 3 a 1 no placar.
Na segunda rodada, em casa, o Valencia enfrentou o Rácing Santander, vencendo por 1 a 0. Na terceira rodada, o Valencia foi à cidade de Alicante enfrentar o Hércules, recém-promovido à primeira divisão espanhola, no estádio Jose Rico Pérez, vencendo por 2 a 1. Depois, pela quarta rodada, em casa, o Valencia enfrentou o Atlético de Madrid e empatou em 1 a 1. Com um bom início de campanha, na quinta rodada o Valencia foi a El Molinón, em Gijón, enfrentar o Sporting Gijón e saiu com uma vitória de 2 a 0. Pela sexta rodada, em casa, o Valencia enfrentou o Athletic Bilbao e venceu-o por 2 a 1. Pela sétima rodada, o Valencia foi ao Camp Nou, em Barcelona, enfrentar o clube homônimo e saiu derrotado por 2 a 1. Pela oitava rodada, outra derrota, e em casa. Desta vez, para o Mallorca, pelo placar de 2 a 1. Pela nona rodada, mais um resultado ruim em casa, empatando em 1 a 1 com o Zaragoza. Com uma série ruim de jogos, o Valencia foi a Sevilla, enfrentar o clube homônimo pela décima rodada no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, saindo derrotado por 2 a 0. Para amenizar um pouco a situação, o Valencia venceu o Getafe, em casa, em partida válida pela décima-primeira rodada. Depois, pela décima-segunda rodada, o Valencia foi a Villareal, enfrentar o clube homônimo no estádio El Madrigal, empatando em 1 a 1. De volta pra casa, na décima-terceira rodada, o Valencia venceu o Almería por 2 a 1. Depois, foi ao Santiago Bernabeu, em Madrid, enfrentar o Real Madrid, em partida válida pela décima-quarta rodada e saiu derrotado pelo placar de 2 a 0. Depois, pela décima-quinta rodada, mais um tropeço e, ainda por cima, em casa. Empatou com o Osasuna por 3 a 3. A partir da décima-sexta rodada, o Valencia teve uma série boa de resultados. Na décima-sexta rodada enfrentou o Real Sociedad na cidade de San Sebastián, no belíssimo estádio Anoeta. Em uma partida eletrizante e com um gol salvador no finalzinho, o Valencia derrotou o time da casa por 2 a 1. Depois, em casa, pela décima-sétima rodada, o Valencia derrotou um clube que vem fazendo bela campanha nesta temporada, o Espanyol. O placar foi de 2 a 1 para o Valencia. Então, dando sequência ao campeonato, na décima oitava rodada, o Valencia não precisou sair de Valencia para jogar sua partida, mas a partida não foi no Mestalla, mas sim, no estádio do clube rival (que era o mandante da partida), o Levante. Também com um gol no final, o Valencia venceu por 1 a 0 no estádio Ciutat de València, em Valencia. Para fechar o primeiro turno do campeonato espanhol, pela décima-nona rodada, o Valencia, em casa, enfrentou o Deportivo La Coruña, vencendo-o por 2 a 0. A equipe fechou o primeiro turno em 4º lugar, atrás de Barcelona (em primeiro), de Real Madrid (em segundo) e Villareal (em terceiro).
Depois, iniciou-se o segundo turno. O Valencia, em partida válida pela vigésima rodada, enfrentou, em casa, o Málaga, equipe que não vai bem no campeonato. Era para ser uma partida fácil, visto que o Valencia jogava em casa, com o apoio da torcida, com o time completo (com a ausência apenas do goleiro Cesar Sánchez, lesionado, mas suprida com muita segurança pelo jovem Guaita), vindo de uma sequência de 5 partidas sem perder no campeonato espanhol, das quais as 4 últimas foram vitórias. Sem contar que o adversário não está bem na tabela e que o Valencia é mais time. Porém, o Málaga, resolveu complicar a vida do valencia e abriu o placar no início da partida com Rondón. Depois, Juan Mata sofreu pênalti do zagueiro argentino Demichelis (que foi expulso) e ele mesmo efetuou a cobrança, empatando a partida. Mas o Málaga não desistiu e marcou seu segundo gol, novamente com Rondón. No segundo tempo, Ever Banega empatou a partida. 2 a 2. Mas o Málaga estava impossível. O brasileiro Julio Baptista recebeu belo passe, cortou Stankevicius e mandou para o fundo das redes. 3 a 2 para o Málaga em pleno Mestalla. Porém, o Valencia foi à luta e empatou a partida com o artilheiro Roberto Soldado. 3 a 3. Nos 44 minutos do segundo tempo, Soldado deu belo passe para Aduriz, que, de primeira, mandou para o fundo das redes, decretando o resultado final da partida. Valencia 4 X 3 Málaga. Foi um vitória difícil, visto as circunstâncias já ditas e sem contar que o Málaga teve dois jogadores expulsos, além de seu técnico, Manuel Pellegrini. Bravo Málaga, mas o Valencia triunfou.
Assim, o Valencia continua em 4º no Espanhol, fazendo um boa campanha, bem perto do 3º colocado, o Villareal, ambos com campahas parecidíssimas. Em primeiro, vem o devastador Barcelona, com um excelente time, e em segundo o Real Madrid. Na próxima partida, realizada na próxima segunda-feira (31/01/2011), pela vigésima-primeira rodada, o Valencia enfrenta o Racing Santander no El Sardinero, em Santander.
Contado o que aconteceu em La Liga, volto minhas atenções para a Copa do Rei. Nesta temporada 2010/2011, o Valencia repetiu a campanha da temporada passada, sendo eliminado nas oitavas de final. Passou fácil por seu primeiro adversário, o pequeno Logroñes, da cidade de Logroño. Na partida de ida, no Estadio Municipal Las Gaunas, em Logroño, venceu por 3 a 0, e na partida de volta, em casa, venceu por 4 a 1, de virada, com bela atuação do jovem Isco, do Valencia. Na fase seguinte (oitavas de final), o Valencia, em casa empatou em 0 a 0 com o Villareal. Nesta partida, o Valencia desperdiçou bela oportunidade de sair com um ótimo resultado, visto o volume de jogo que apresentou, mas não conseguiu marcar. Na partida de volta, em El Madrigal (em Villareal), começou ganhando a partida por 2 a 0, com gols de Soldado e Banega. Porém, o inesperável aconteceu. No segundo tempo, o Villareal marcou quatro gols e o Valencia amargou outra eliminação nas oitavas de final.
Como dito, com o terceiro lugar no campeonato espanhol da temporada 2009/2010, o Valencia conquistou vaga para a UEFA Champions League 2010/2011. No sorteio dos grupos, o Valencia caiu no grupo G, junto ao Manchester United, atual vice-campeão inglês, Bursaspor, atual campeão turco, e Rangers, atual campeão escocês. Neste grupo, o Valencia ficou em segundo lugar, conquistando vaga para as oitavas de final da competição. O primeiro colocado do grupo foi o Manchester United (com três pontos a mais que o Valencia) e o terceiro colocado (que entra na UEFA Europa League 2010/2011) foi o Rangers. O último colocado, assim, foi o Bursaspor. As partidas do Valencia nesse grupo foram:
Bursaspor 0 X 4 Valencia (no Atatürk Stadyumu, em Bursa - Turquia)Valencia 0 X 1 Manchester United (no Mestalla, em Valencia - Espanha)Rangers 1 X 1 Valencia (no Ibrox Stadium, em Glasgow - Escócia)Valencia 3 X 0 Rangers (no Mestalla, em Valencia - Espanha)Valencia 6 X 1 Bursaspor (no Mestalla, em Valencia - Espanha)Manchester United 1 X 1 Valencia (no Old Trafford, em Manchester - Inglaterra)Assim, o Valencia, no grupo G, conquistou 11 pontos em 6 partidas, das quais 3 foram vitórias, 2 foram empates e 1 foi derrota, marcando 15 gols e sofrendo 4, obtendo um saldo, assim, de +11. Desse modo, avançou às oitavas de final da UEFA Champions League 2010/2011. Nessa fase, enfrentará o Schalke 04, da cidade de Gelsenkirchen, na Alemanha. A partida de ida será realizada no dia 15/02/2011 no Mestalla, em Valencia (Espanha) e a partida de volta será realizada no dia 09/03/2011 no Veltins Arena, em Gelsenkirchen (Alemanha).
Nesse ano de 2011, houve a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e de 2022. Espanha e Portugal foram candidatas juntas (isto é, a península ibérica) no que se refere à Copa de 2018, mas não conseguiram obter êxito. A copa de 2018 será na Rússia e a Copa de 202 será no Qatar. O Valencia chegou até a entrar em campo em campanha pela escolha da sede Espanha-Portugal, no intuito de que, se Espanha e Portugal fossem escolhidas, o Nou Mestalla poderia ser terminado.
Assim, o Valencia, nessa temporada 2010/2011, segue com um bom time, com exímios homens de frente e de armação, como Aduriz, Soldado, Mata, Banega, Pablo Hernández, Tino Costa. Para o blogueiro que vos fala, o que deve ser visto com mais cuidado é a defesa e as laterais. O Valencia tem bons zagueiros (que até marcam gol em diversas ocasiões), mas são BONS zagueiros. O time precisa parar de perder pontos 'toscos' no campeonato espanhol. Desse modo, pelo menos estaria encostado nos dois líderes, Barcelona e Real Madrid. O time segue em 4º no Campeoanto Espanhol, colado no terceiro colocado, o Villareal, e distante dos 1º e 2º colocados, respectivamente, Barcelona e Real Madrid. Sua próxima partida no Campeonato Espanhol é contra o Racing Santander, no El Sardinero, em Santander. Foi eliminado da Copa do Rei pelo Villareal precocemente (nas oitavas de final). Caminha bem na Champions League, fazendo uma bela primeira fase (fase de grupos), entrando na fase mata-mata, em que enfrentará, pelas oitavas de final, o Schalke 04, da Alemanha.
Seguindo em frente, espero que você, querido e fiel torcedor do Valencia, compartilhe comigo as alegrias que é torcer para o clube Che e que caminhemos bem nessa segunda metade de temporada no Campeonato Espanhol e na Champions League, torcendo para que a situação financeira do clube melhore e que sempre possamos gritar com toda a entonação:
AMUNT VALÈNCIA!!!por Hiago Jácome