segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

¡ELLOS INTENTAN, PERO ELLO NON PERDONA!


Bem, não há nem o que dizer! O Valencia deu um verdadeiro show em casa pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol 2009/2010. Contou com um erro do zagueiro Alexis, que contribuiu para o gol de honra do Villareal, do atacante brasileiro Nilmar, mas foi apenas isso. O resto foi um verdadeiro show valencianista, contando com dois gols de "el guaje" Villa, que se iguala a Messi, do Barcelona, na artilharia do campeonato, ambos com 14 gols! La Liga está cada vez mais emocionante e o Valencia encostou no Real Madrid, segundo colocado com 41 pontos. Agora, o Valencia soma 38 pontos, três atrás do Real Madrid.

O primeiro gol foi de Ever Banega; depois David Villa fez de pênalti; então, no segundo tempo, brilhou a estrela de Silva, que ampliou o marcador; Nilmar descontou para o Villareal, contando com erro do zagueiro Alexis; e o artilheiro David Villa, no finalzinho, fez mais um, igualando-se em número de gols com Messi, do Barcelona, cada um com 14 gols.

por Hiago Francimar

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

FOTOS HISTÓRICAS DO VALENCIA - EDIÇÃO ESPECIAL

Aí estão imagens da gloriosa história do Valencia, mostrando alguns momentos culminantes, bem como alguns jogadores! Em muitos desses momentos não éramos nascido, em outros sim! O que vale é o coração! Amunt Valencia!































SILVA: "PODEMOS SACAR LA ELIMINATÓRIA ADELANTE"


O jogador do Valencia, David Jiménez Silva, participou de uma coletiva de imprensa neste último dia 7, um dia após a derrota para o Deportivo La Coruña, pelas oitavas de final da Copa do Rei 2009/2010. O jogador canário, que voltou a jogar e a marcar após uma lesão, tem insistido na boa dinâmica da equipe valencianista e na possibilidade de vencer o Deportivo La Coruña próximo dia 13/01 pela segunda partida das oitavas de final da Copa do Rei, apesar do resultado adverso da primeira partida.


"A verdade é que ontem eu me senti bem, tive boas sensações no campo e estou seguro de que cada vez mais acompanharei o ritmo. Noto que não estou tão rápido, mas pouco a pouco irei entrando. Assim estarei cada vez mais solto em campo", disse Silva depois de voltar de uma contusão.


"Sabíamos que no Mestalla seria complicado, mas ainda faltam noventa minutos e sabemos que podemos passar adiante. Eles, ontem, se fecharam bem atrás e aproveitaram os contra-ataques. Nós podíamos empatar, mas não conseguimos. Um gol não foi suficiente. De todo modo, não será fácil lá, mas nós vamos para marcar o quanto antes possível, pois a Copa nos interessa", respondeu Silva quando perguntado se o Valencia poderia passar adiante.


"Acredito que a equipe está onde merece. O Valencia tem demonstrado que está em um bom nível, com um bom jogo e tem que continuar nessa linha. Cada jogador tenta ajudar com seu grãozinho de areia e há muitos companheiros para ajudar", comentou Silva sobre o nível da equipe.


"Agora não podemos lamentar, mas sim pensar já no próximo confronto da Liga, que é na casa do Xerez. Eles querem ganhar porque estão em seu campo. Nós devemos fazer uma partida séria e tentar aproveitar as oportunidades que vamos ter", disse Silva sobre a próxima partida do campeonato espanhol, dia 10/01, contra o Xerez, fora de casa.


FONTE: Site oficial do Valencia CF (http://www.valenciacf.es) - Tradução: Hiago Francimar

JOAQUÍN NA JUVENTUS?


O agente do jogador do Valencia Joaquín especula sobre uma possível mudança para a Juventus, da Itália, mas deixou claro que o clube italiano não tinha feito nenhum contato, em resposta a uma reportagem da Tuttosport.


Manchetes anteriores falavam sobre o interesse da Juve na estrela Valencianista, alegando que ele seria útil no meio-campo, dada a combinação de vários fatores, como o desfalque de Mohammed Sissoko, que vai defender sua seleção (Mali) pela Copa Africana de Nações, o desfalque de Mauro Camoranesi, lesionado na coxa em dezembro de 2009, e a possível saída de Tiago para o Atlético Madrid.


Eduardo Espejo, agente de Joaquín, gosta da ideia da Juve, mas foi cauteloso em sua abordagem quando questionado sobre de que forma a transferência poderia ocorrer:


"Vamos ver o que acontece durante o mercado de janeiro e como as coisas evoluem. No momento não há nada, mas se chegar uma oferta séria, então vamos olhar para ela", disse o agente ao Calciomercato.it.


"A Juventus também pode olhar para outros jogadores, que estão jogando tão bem quanto Joaquín no Valencia".


Quando perguntado se Joaquín poderia sair em janeiro, Espejo disse: "Depende do que a Juve ou outros clubes oferecerem ao Valencia. A decisão é deles. Nós só podemos falar de coisas pessoais, uma vez que o clube é quem detém os direitos do jogador e é quem nos avisa do interesse de outras partes. É verdade que a situação econômica do Valencia pode levar a saída de jogadores, mas temos que esperar pelo clube para nos informarmos sobre outras ofertas".


FONTE: Goal.com (http://www.goal.com) - Tradução: Hiago Francimar

OS MAIORES GOLEADORES DA HISTÓRIA DO VALENCIA


O Valencia, como um tradicional clube espanhol, sempre teve grandes centro-avantes, os quais sempre destacaram-se pela quantidade de gols marcados. Veja alguns deles e quantos gols marcaram (OBS.: a lista pode mudar, pois Villa está em plena atividade):



1º - Edmundo Suárez 'Mundo' - 213 gols


2º - Fernando Gómez - 188 gols


3º - Mario Kempes - 160 gols


4º - Waldo Machado - 158 gols


5º - David Villa - 118 gols


6º - Manuel Badenes - 105 gols




Como Valencianista, digo uma coisa: com o ritmo do Villa, ele pode chegar no topo dessa lista! Aguardem!
por Hiago Francimar

BARCELONA? ISSO NÃO CABE A MIM!


Antes do jogo com o Deportivo La Coruña, pelas oitavas de final da Copa do Rei 2009/2010, no qual o Valencia perdeu por 2 a 1 em pleno Mestalla com gol de David Silva, o jogador espanhol, após recuperar-se de uma lesão, participou de uma coletiva de imprensa e falou sobre uma possível transferência para longe de Los Che, segundo o jornal esportivo espanhol Sport.


Já se havia dito que Silva teria dito que ia se adaptar melhor ao estilo de jogo do Barcelona que do Real Madrid, mas o meio-campista declarou que está no meio do campeonato e competições como a Copa do Rei e a Liga Europa, e está centrado em sua equipe:


"Neste momento só estou pensando em lutar pelo Valencia para chegar a uma Liga dos Campeões na próxima temporada. Além disso, a transferência para o Barça realmente é algo que não depende de mim", encerrou o jogador, que não quis entrar em mais especulações sobre o futuro.


FONTE: Goal.com (http://www.goal.com) - Tradução: Hiago Francimar

CHELSEA QUER VILLA! E QUER AGORA!


O Chelsea, clube inglês do milionário russo Roman Abramovich, está interessado na contratação do jogador espanhol do Valencia David Villa. E não são rumores. É manchete do jornal inglês Daily Express: "Chelsea quer a contratação de Villa. E quer agora". Segundo o jornal, o time inglês está disposto a pagar ao Valencia 45 milhões de euros e tornar Villa o jogador mais bem pago da Barclays Premier League, o campeonato inglês. Isso porque 11 milhões é a quantidade não muito desprezível oferecida ao jogador, de acordo com a notícia.



O interesse por Villa é justificado pela baixa de Didier Drogba, que, além de tudo, defenderá sua seleção (Costa do Marfim) na Copa Africana de Nações, desfalcando assim o time. Roman Abramovich teria entrado em pânico com a baixa de seu jogador mais decisivo e está disposto a avançar as negociações com o Valencia.


Embora o Chelsea esteja disposto a pagar por uma quantidade viável de dinheiro para ter "el Guaje" (como é conhecido Villa), o Valencia não está muito interessado em permitir que tal operação ocorra, pois o clube está no meio de uma temporada e não tem em mãos uma substituição a altura do atacante asturiano ou que pelo menos se aproxime dele. É uma proposta tentadora, mas a conquista de títulos, para o clube, é mais importante que o dinheiro.




FONTE: as.com (http://www.as.com) - Tradução: Hiago Francimar

TIME ALEMÃO NA MIRA DE ZIGIC


De acordo com uma reportagem do jornal alemão TZ, o Schalke 04 está monitorando de perto a situação do atacante do Valencia Nikola Zigic. O time de Gelsenkirchen está ansioso para contratar um novo atacante para seu elenco após a saída esperada de Kevin Kuranyi, que está sendo cotado para ir para a Inglaterra, e Zigic é supostamente o primeiro alvo do Schalke 04.


O jogador sérvio transferiu-se do Racing Santander para o Valencia no verão de 2007, mas não conseguiu mostrar a excelência máxima de seu futebol até agora. Isso por que nessa temporada esquentou bastante o banco e está declaradamente ansioso para seguir em frente e conquistar uma posição regular no time principal ou então em outro clube.


A reportagem do jornal alemão sugere que o Valencia possa pedir 8 milhões de euros pelo atacante sérvio. Ele continua na mira do Schalke 04 e resta saber se o clube alemão está disposto a atender às demandas do lado espanhol.


FONTE: Goal.com (http://www.goal.com) - Tradução: Hiago Francimar

VALENCIA PODE CONTRATAR JOGADOR DO GETAFE


O Valencia tem em mente a contratação do jogador Roberto Soldado, do Getafe. O jogador de 24 anos é natural de Valencia e pertence ao Real Madrid, estando emprestado ao Getafe. O jogador também já teve passagem pelo Osasuna. Soldado recusou várias propostas para a janela de tansferências iminente, mas há rumores de que ele tenha acertado com o Valencia para julho de 2010. A possível contratação de Soldado seria uma precaução para uma incerta e "futura" saída de Villa, assediado por muitos clubes.


Roberto Soldado custa 10 milhões de euros, mas o Getafe já ficaria feliz se o vendesse por 8 milhões e recebesse do Valencia o atacante venezuelano Miku, que não se encaixa nos planos de Unai Emery, técnico do Valencia.


Soldado é atualmente o jogador mais bem pago do Getafe e o presidente do clube, Angel Torres, vê sua venda como um alívio financeiro para o Getafe. Em apenas 47 jogos, jogando pelos "Azulones", Soldado estufou o fundo das redes 23 vezes.


FONTE: Goal.com (http://www.goal.com/) - Tradução: Hiago Francimar

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

NOU MESTALLA


Desde 2007, está em construção o novo estádio do Valencia CF: em espanhol, Nuevo Mestalla, e em valenciano, Nou Mestalla. Em 1919, quando foi fundado, o Valencia passou a jogar no campo de Algirós (Camp de l'Algirós) e em 1923 foi construído o Mestalla, estádio do Valencia até hoje, com capacidade para 55.000 pessoas. Em 1969, o estádio mudou seu nome para Estádio Luis Casanova, nome de um ex-presidente da Espanha. Em 1994, o mesmo Luis Casanova pediu que o nome voltasse a ser Mestalla, e assim é até hoje. A previsão de que o novo estádio do Valencia fique pronto é em 2010, com uma capacidade de 75.000 pessoas, um ambicioso projeto, que também será capaz de acolher competições de atletismo.

O Mestalla fica localizado na Avenida de Suecia, em Valencia (Espanha) e o Nou Mestalla fica localizado na Avenida de las Cortes Valencianas, também em Valencia.


por Hiago Francimar

DAVID VILLA NON PERDONA!


Os narradores esportivos espanhois estão cansados de dizer "David Villa non perdona" e a torcida continua a gritar "Illa, Illa, Illa, Villa Maravilla". Não é à toa. David Villa é um grande goleador! Conheça mais sobre a história desse craque:


David Villa tem se tornado um ídolo para os apaixonados por futebol, com uma trajetória de grande êxito em todas as categorias. Nascido em Tuilla e crescido na conhecida terra asturiana, "el Guaje", como é conhecido, convive com a bola desde seus tempos de infância. Poucos recordam uma imagem de Villa que não fosse chutando uma bola.


David Villa sempre contou com o apoio de sua família, seu pai acreditou em seu potencial e constitui-se um personagem fundamental na vida do futebolista asturiano.


Sua primeira equipe foi o Langreo. Uma lesão no fémur da perna direita estragou sua tenacidade e, ou por necessidade ou para evitar separar-se desse amor de infância que tinha (a bola), potencializou seu trabalho com a perna esquerda, tornando-se um futebolista ambidestro.


A perspectiva era animadora: quieto, caseiro e apegado à família, seu caráter evidenciava sua ascenção no mundo do futebol e seu prestígio se estendia no mundo do esporte.


Do Langreo, com apenas 17 anos, passa a fazer parte da escola de Mareo. O Sporting Gijón seria sua equipe desde então. Ali vestiu a camiseta na equipe juvenil de Divisão de Honra para subir depois à equipe principal e estrear em sua primeira temporada (2001/2002). Durante duas temporadas mostraria seu repertório futebolístico na Segunda Divisão (Liga Adelante), defendendo as cores que outrora vestiram alguns de seus ídolos, como Enrique Castro e Quini.


O Real Zaragoza percebe sua qualidade futebolística e contrata-o no verão de 2003. Durante sua etapa na equipe do Zaragoza torna-se um jogador muito conhecido. O cântico "Illa, illa, illa, Villa Maravilla" era cantado a cada quinze dias em "La Romareda".


Prestes a iniciar a temporada 2005/2006 e com várias propostas feitas a ele, "el Guaje" é contratado pelo Valencia. O clube paga a cláusula de recisão de seu contrato estimada em 12 milhões de euros e sua qualidade desponta definitivamente tanto na Espanha como na Europa. Nessa temporada (2005/2006) marcou 25 gols com o Valencia e ficou com a vice-artilharia no campeonato espanhol. Nas temporadas seguintes marcaría 15 e 18 gols só no campeonato espanhol.


Na temporada 2008/2009 marcou 28 gols no campeonato espanhol. Atualmente, caminha rumo ao número absoluto de gols, equiparando sua marca a lendas da história do Valencia, como Mario Kempes, Waldo ou "Mundo", máximo goleador da história do Valencia.
FONTE: Website Oficial de David Villa (http://www.davidvilla7.com/) - Tradução: Hiago Francimar

HINO DO VALENCIA

Segue-se aí o hino oficial do Valencia Club de Fútbol, em Valenciano, dialeto falado na região de Valencia, Espanha.


HINO DO VALENCIA
_______________________________________________
És un equip de primera
Nostre València Club de Futbol
Que lluita per a defendre
En totes bandes nostres colors.
________________________
En el camp de l'Algirós
Já començaren a demostrar
Que era una bona manera
Per a València representar.
________________________
Amunt València!
Visca el València! És el millor!
Amunt València!
Visca el València del nostre cor!
________________________
Units com sempre
Els valencianistes et seguirem,
En cada estadi,
Per a que triomfes, t'animarem.
________________________
En la capital del Túria
És el València que vist de blanc
I defèn la camiseta
Ple de coratge per a guanyar.
________________________
En Mestalla, continuaren,
Sempre esforçant-se per a triomfar,
I les glories arribaren
I en competéncia continuaran.
________________________
Amunt València!
Visca el València! És el millor!
Amunt València!
Visca el València del nostre cor!
________________________
Units com sempre
Els valencianistes et seguirem,
En cada estadi,
Per a que triomfes, t'animarem.
________________________
Amunt València!
Visca el València! És el millor!

TÍTULOS DO VALENCIA

Aqui segue-se uma lista com os principais títulos do Valencia. Não perca as contas! Amunt Valencia!

  • Campeonato Espanhol - Primeira divisão (La Liga): 6

(1941/1942; 1943/1944; 1946/1947; 1970/1971; 2001/2002; 2003/2004)

  • Campeonato Espanhol - Segunda divisão (Liga Adelante): 2

(1978/1979; 1986/1987)

  • Copa de Su Majestad El Rey Don Juan Carlos I (Copa del Rey): 3

(1978/1979; 1998/1999; 2007/2008)

  • Copa de Su Exceléncia El Generalíssimo (Copa del Generalíssimo): 4

(1940/1941; 1948/1949; 1953/1954; 1966/1967)

  • Supercopa da Espanha: 1

(1999)

  • Copa Eva Duarte Perón: 1

(1949)

  • Copa da UEFA: 3

(1961/1962; 1962/1963; 2003/2004)

  • Taça das Cidades com Feira: 2

(1962; 1963)

  • Recopa Europeia: 1

(1979/1980)

  • Supercopa Europeia: 2

(1980; 2004)

  • Copa Intertoto da UEFA: 1

(1998)

APRESENTAÇÃO




O Blogueiro que vos fala é um brasileiro, natural de Almino Afonso (Rio Grande do Norte). Sou apaixonado pelo Flamengo, meu time de coração! Mas fora do Brasil, soy Valencianista. O Valencia Club de Fútbol, clube de futebol da Espanha, me inspira bastante, pois como sabemos, na Europa, os campeonatos nacionais sempre são dominados por dois ou três times, no máximo quatro, e o Valencia, assim como outros times como Sevilla, Villareal e Atletico Madrid, sempre está na luta na busca por um título, não se envergando diante de gigantes como Barcelona e Real Madrid.


Muitos outros brasileiros que acompanham o futebol internacional preferem times como Manchester United, Chelsea, Arsenal, Liverpool, Real Madrid, Barcelona, Internazionale de Milão, Milan, entre outros (para citar alguns), pois estes são as principais figuras do futebol europeu (o segundo foco dos torcedores brasileiros depois do futebol brasileiro). Além do mais, os times citados detêm os maiores e melhores jogadores da atualidade, "papando" todos os títulos que um time médio, ou pequeno, anseia por conquistar.


Quando olhamos para o futebol na Espanha, percebemos dois times alternando-se entre os campões do campeonato nacional (La Liga - Campeonato Espanhol): Barcelona e Real Madrid. Se analisarmos o campeonato espanhol em períodos de 10 em 10 temporadas, podemos ver que destas, de cada período de 10 temporadas, no mínimo 6 pertencem a Barcelona e Real Madrid juntos e as outras 4 temporadas pertencem a times como Atlético Madrid, Athletic Bilbao, Valencia, Sevilla, Betis, Real Sociedad e Deportivo La Coruña. É uma poderosa dominação. Até o fim da temporada 2008/2009, O Real Madrid detinha 31 títulos da liga nacional, o Barcelona 19, o Atlético Madrid 9, o Athletic Bilbao 8, o Valencia 6 e o Sevilla, o Real Betis e o Deportivo La Coruña tinham 1 cada. Ou seja, até 2008/2009, das 78 edições disputadas, 50 taças pertenciam a Barcelona e Real Madrid juntos. As outras 28 dividem-se entre 7 times. Como eu disse, é uma poderosa dominação.


O futebol europeu detém a maior quantidade de estrangeiros jogando em seus clubes. Principalmente os grandes times, que montam verdadeiras seleções com os craques das mais variadas origens. Na Espanha não poderia ser diferente. Real Madrid e Barcelona, apesar de uma siginificativa presença espanhola, possuem em seus elencos muitos estrangeiros. No Real Madrid (nessa temporada 2009/2010), quase 63% dos jogadores são estrangeiros, isto é, mais da metade do elenco, e no Barcelona, 50% dos jogadores são estrangeiros, ou seja, metade do time. E não falo isso apenas referindo-se à Espanha. No Arsenal da Inglaterra, por exemplo, 70% do elenco é composto de jogadores não-ingleses. Isso desconfigura, de certa forma, a imagem da equipe: "Um bando de caras de outro país chegam e conquistam o campeonato no nosso país, vencendo nossos jogadores". Se fosse europeu, diria isso. É só prestar atenção: na convocação dos jogadores da seleção, a maioria dos jogadores a serem convocados pertencem a equipes menores, pois os grandes estão repletos de estrangeiros. Por exemplo, na Eurocopa de 2008, na convocação da seleção da Espanha, dos 23 jogadores convocados, 2 eram do Real Madrid e 3 do Barcelona. Dos 18 restantes, 5 jogavam fora e todos os outros 13 jogavam dentro da Espanha, em clubes como Villareal, Valencia, Mallorca, Getafe, Real Betis, Sevilla, Zaragoza. Ou seja, de todo o elenco da Espanha na Eurocopa 2008 (competição vencida pela Espanha com mérito), 56% dos jogadores distribuiam-se por times espanhois (exceto Real Madrid e Barcelona). Assim, dá para se notar que a base do futebol espanhol, por exemplo, está nos times médios e pequenos. O mesmo ocorre em países como Itália, Inglaterra e muitos outros.


Tudo isso é para mostrar que não torço pelo Valencia à toa, como quem quisesse ser diferente de todos os outros, torcendo por um time médio da Espanha, mas sim por que é um time de tradição, fundado em 1919, e pelo qual já passaram jogadores como Mendieta, Santiago Cañizares, Amedeo Carboni e Mario Kempes. O Valencia, além de tudo, possui um dos artilheiros da seleção espanhola (que inclusive foi artilheiro da Eurocopa 2008): David Villa, que sempre figura entre os melhores jogadores do Campeonato Espanhol há algumas temporadas. Mas não quero referir-me apenas a um jogador, mas sim ao elenco do Valencia, que consegue manter o time competitivo. Nessa temporada 2009/2010, o time conta com 72% de jogadores espanhois. Também deve-se dizer que o Valencia já teve muitas outras conquistas, além das 6 taças nacionais, como a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha, a antiga Copa da UEFA e a Supercopa da Europa. Ainda não conseguiu uma Champions League, nem, por conseguinte, um Mundial de Clubes, mas times como o poderoso Arsenal da Inglaterra também ainda não conseguiram tal feito. E é dessa maneira que o Valencia CF vai caminhando em passos bem trilhados e com uma torcida apaixonada, doida por Los Che, LOUCOS PELO VALENCIA!


Espero que gostem dos temas tratados e aproveitem as postagens não muito frequentes, devido ao pouco tempo do blogueiro, mas que são feitas com muita seriedade! Amunt Valencia!
por Hiago Francimar