sexta-feira, 23 de abril de 2010

UMA GRANDE CHANCE PARA O VALENCIA COM UM GOSTINHO DE REVANCHE


Não que seja por má fé, mas Unai Emery queria muito deparar-se frente a um rival com bem menas pretensões que ele. Esse é o Deportivo La Coruña, que não vem com um elenco lá muito bem montado, o que abre caminho para o Valencia conquistar uma nova vitória em casa, vitória esta mais do que necessária que as anteriores porque a desarticulação dos visitantes transformou-se num verdadeiro buraco negro. A partida será válida pela 34ª rodada do Campeonato Espanhol 2009/2010. O Valencia, em terceiro com 59 pontos, se vencer, continuará em terceiro e irá a 62 pontos. Já o Deportivo La Coruña está em nono lugar com 44 pontos e tenta chegar aos 47, no caso de uma vitória.


"Los Ches" começaram La Liga colocando a Champions League como um slogan, porém tornou-se uma verdadeira obrigação para o time de Valencia, uma maneira de viver. Maneira perigosa, porém, no momento, efetiva enquanto o time vem somando de três em três pontos sempre que joga no Mestalla. Seu plano para ir à Champions League se assenta no objetivo de ganhar as três partidas que lhe resta em casa, começando desde já, diante da situação em que se encontra o La Coruña, desestimulado pelos desfalques e desacreditado pela falta de objetivos, pois até o acesso à Europa League se foi por causa de um segundo turno de campeonato desastroso. E isso não é nada para quem chegou a oferecer Miguel Lotina (treinador do time galego) para o Valencia quando este foi eliminado pelos galegos nas oitavas de final da Copa do Rei 2009/2010 e, também, quando estes brigavam pela quarta posição no Campeonato Espanhol.


Agora, desse jogo surge um grande abismo, o mesmo que há entre o potencial das duas equipes. Pior ainda para Lotina, que tem desfalcados uns de seus melhores homens, e terá de consertar a equipe em dúvida se põe dois atacantes ou um (Riki) ou reforçar a parte de armação desde trás (com Adrián). Essa mesma ideia funcionou diante do Valencia na Copa do Rei, quando também chegaram com desfalques e um time todo recomposto e conseguiram vencer. Deve-se citar, nesse contexto, a dolorosa imagem do Valencia no Santiago Bernabeu (diante do Real Madrid) somada aos resultados diante de Mallorca e Zaragoza, que têm originado um pequeno rebuliço no Mestalla, do qual se suspeita que alguns jogadores "tremam" como visitantes ou estão se reservando para a Copa do Mundo.


Por isso, o Valencia deve ter cautela, já que um tropeço poderá caracterizar a temporada como um fracasso, uma campanha que começou a decair quando o Deportivo La Coruña eliminou o Valencia na Copa do Rei. Foi a primeira decepção do ano e daí surgiu uma dúvida sobre a permanência de Unai Emery, que segue aberta e não se sabe como acabará, mas que, com certeza, se não houver a classificação para a Champions League, Emery não estará mais no Valencia na próxima temporada.


CHAVES DA PARTIDA:


A esperança

As chances do Valencia recaem sobre Villa. A equipe vive de seus gols, o que não acontece a quatro partidas e que se não ocorrer neste encontro com o Deportivo La Coruña, a torcida Che vai começar a pegar no seu pé.


Defesa

O Deportivo La Coruña armará sua zaga especialmente para a partida. Ze Castro e Piscu tentarão freiar a ofensiva valencianista, como fizeram na Copa do Rei.


Força em casa

Os comandados de Emery conquistaram 22 dos 24 pontos disputados no Mestalla nas últimas 8 partidas disputadas no estádio, de onde vêm suas esperanças de ir à Champions League.



DESTAQUES:


Silva

No último duelo em casa, o jogador canário marcou dois gols e quer seguir melhorando sua média.


Riki

O atacante madrilenho soma 6 gols na temporada e sua meta pessoal é chegar pelo menos aos 8.



ALTOS E BAIXOS:

Os desfalques do Valencia são Mathieu, Navarro, Bruno e Dealbert. No Deportivo La Coruña são Colotto, Lopo, Guardado, Filipe Luís, Juca, Angulo e Juan Domínguez.



ESTATÍSTICAS:

Nesta temporada, Valencia e Deportivo La Coruña já se enfrentaram três vezes: dois empates e uma vitória galega. O La Coruña só perdeu três vezes de suas últimas dez visitas ao Mestalla.



FONTE: as.com (http://ww.as.com) - Por Miguel Á. Vara (Tradução e Adaptação: Hiago Francimar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário